sábado, 18 de junho de 2011

Dona Natália (curtos pensamentos para um grande carinho e gratidão)

Sempre ouvi dizer que a Dona Natália lá entrou em casa quando eu fiz um ano de idade. Naturalmente não me lembro. Mas lembro-me que desde que comecei a lembrar-me das coisas a Dona Natália estave lá. Sempre.



A Dona Natália lavou-me fraldas, cueiros e demais roupa (interior ou nem por isso).



A Dona Natália viu-me ir para o colégio. Foi levar-me buscar-me. A mim, petiz metido dentro daquele bibe que mudava de cor consoante o ano.



A Dona Natália viu-me ir para todos os graus de ensino. Viu o meu primeiro espalho de bicicleta e viu-me orgulhoso no primeiro dia que conduzi um carro.



A Dona Natália viu-me ir para a faculdade e lavou-me peças de roupa meio vomitadas depois de "sabatinas de estudo", especialmente ao fim-de-semana. Viu-me licenciado e viu-me sair de casa dos meus pais.



A Dona Natália, cuja história pessoal se funde com a nossa história naquela casa, desde sempre e até ao dia em que de lá saí, tratou-me por "menino".



Chegou a ser a causadora de eu me ter tornado alvo de chacota durante uns tempos. Depois de licenciado, já a trabalhar, mas ainda em casa dos meus pais, um dia toca o telefone. Uma chamada profissional. Perguntam pelo dr. Disse. Como sempre, e sem mácula, a Dona Natália responde: "Só um bocadinho, que vou ver se o menino já acordou".



A Dona Natália batia à porta do meu quarto de manhã. Perguntava se podia entrar e trazia-me o pequeno-almoço. Sempre o que eu mais gostava.



Nunca se esqueceu de um aniversário meu e sempre me oferecia qualquer coisa feita por ela.



Mas a idade limitou-lhe os movimentos e embora contrariada, decidiu que era hora de parar de trabalhar. De ir para sua casa. De descansar.



Faz agora dois anos que saiu.



Um dia destes fui almoçar a casa dos meus pais.



Quando saí do carro reparei que estava alguém nas traseiras do prédio, nas escadas para o terraço. A figura era-me familiar. Aproximei-me. Era a Dona Natália. Sentada nas escadas chorava.



Que se passa Dona Natália?



Ó menino que não quero que me veja assim. Ó menino que cada vez que aqui passo não me aguento e choro. Ó menino que saudades. Ó menino que infelicidade já não poder trabalhar. Ó menino que vocês me fazem tanta falta.



E eu sentei-me nas escadas ao lado da Dona Natália. E abracei-a.



Obrigado, Dona Natália. Por tudo.

6 comentários:

  1. De certeza que, nesse abraço, estava o carinho que aqui demonstras! Ela deve ter gostado muito! :)
    Sê bem regressado! :)

    ResponderEliminar
  2. Eu defendo a ideia de que um abraço é mesmo tudo.
    E, neste momento, abraçaria a D. Natália se pudesse.
    Há pessoas que simplesmente merecem.

    Parabéns pela atitude e sentimento.

    Beijinho,

    ResponderEliminar
  3. O menino fez a D. Natália ficar muito feliz e fez a Mariquitas soltar a lagrimita..

    Um abraço*

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho uma Gracinda (não desde pequenina, essa a Margarida há muitos anos que partiu)...há uns dias telefonei para saber dela e ela não soube quem eu era...
    Abracinho meu

    ResponderEliminar