segunda-feira, 5 de abril de 2010

O GPS (Gente Parva, Seguramente)

Dei comigo (pois fazer mil e tal km de carro em três dias só acompanhado pelo cão dá nestas coisas) a teorizar sobre esse instrumento portátil de navegação que é o GPS.
Ao que parece não ter GPS no carro hoje em dia é o mesmo que não ter casa ou não ter roupa interior lavada.

- Tu, com os milhares de Km que fazes, NÃO TENS GPS? NÃO ACREDITO.... (esgares de espanto/pânico/incredulidade).

Ora bem, a verdade é que não tenho. Confesso que o último telemóvel que comprei tem GPS integrado, e até achei piada à coisa. Até decidir experimentá-lo algumas vezes em situações em que ele, hipoteticamente, seria da mais extraordinária utilidade. Pois bem, queria eu em Lisboa ir para o Paço do Lumiar e dou comigo a percorrer ruas em contramão, a chamar nomes ao objecto por me mandar virar em sítios onde não havia cortadas, a sair em rotundas que não existiam.... na Portela de Sacavém.

Pois bem, eu não digo que o instrumento seja absolutamenente odioso. Provavelmente há é incompatibilidades entre mim e o bicho.

Ora vem também isto à colação na medida em que há uns meses, com uma colega, a ideia era estar em Barcelos às 9H30 da madrugada. Vamos no meu ou no teu carro? Fomos no dela ("Sim, porque tenho Via Verde E GPS!!!!).
E lá fomos nós, com o pequeno electrodoméstico a debitar a voz da Carla Rocha - sim, a moça da RFM quem eu nunca pensei ser capaz de prestar estes serviços - por esse Minho fora, mas cá me quer parecer que a boa da moça tinha tido um jantar "pesado" na véspera (Ó Carla, isso foi das misturas), pois só assim consigo perceber também termos andado às voltas ao comando da voz da Carla Rocha (Carla, este cheiro no carro é o teu bafo a gin?), passando por sítios onde Deus nunca esteve, (Ó Carla, que raio andaste tu a beber?) para darmos connosco em ESPOSENDE a ver o mar. Foi aí que decidi que bastava e fui perguntar a um café quer a direcção certa, quer pedir uma água das pedras bem fresca para a pobre da Carla, que já estava rouca e seguramente a ressacar.

Ainda ontem constatava que a maioria dos carros que me ultrapassava na A2 tinham GPS e estava ligado! Mas por favor, alguém que já tenha dado com a entrada da A2 (ou outra Auto-estrada qualquer) precisa de fazer umas centenas de Kms com aquilo ligado PARA QUÊ? Se há sítios com indicações neste país são as auto-estradas.

E assim persistirei na minha teimosia de não adquirir um brinquedo desses, e andando como sempre, meio perdido, meio achado, e quando tiver que ser, encosto e dou-me ao puro prazer de uma arte, quiçá desporto nacional que se está a perder que é o do "SÁCHAVOR... para X?", sabendo que posso ouvir desde as indicações mais precisas, passando por um "vira ali ao pé da casa da jacinta que agora já não está com o Teotónio pois ele foi para A França e não voltou diz-que arranjou lá uma sirigaita que é prima do manel do talho que é onde vira logo à esquerda e uns metros à frente quando vir o Joaquim perdido de bêbado encostado ao semáforo pois anda assim desde que descobriu que o filho anda metido na droga vira à sua direita e CONTROLA a rotunda e sai na segunda ao pé da casa da ti prudência que coitada já não tem para os medicamentos que eles são uns gatunos uns ladrões e ela trabalhou a vida inteira e agora é isto", até ao derradeiro "Vai para o Car***, ó pá!"

SIC ITVR IN URBEM....

14 comentários:

  1. Não podia estar mais de acordo! XD Mas Barcelos? Oh homem, telefonavas-me que ias lá ter num instantinho. Era só virar à esquerda ao pé da casa do meu amigo António, que dá aulas na EB 2/3 de Barcelinhos, seguir em frente até ao Restaurante Bagoeira e já estavas no centro!

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que nem todos nós estamos programados para o GPS. Vejamos o meu caso:
    "Saia na Saída! Saia na Saída!! Na rotunda terceira saída. A reprogramar percurso. A reprogramar percurso. Após 500 m saia na saída. E eu suo e tremo e tento ver o precurso alternativo ao meu engano, tento adivinhar a saída que está a 500 m e não a 490 m. Desespero, aterrorizo, borro-me toda e perco anos de vida com aquela merda ligada.
    O meu cérebro não foi programado para o GPS.

    ResponderEliminar
  3. Eu não tenho GPS e não me costumo perder...
    Eu não tenho Via Verde e não perco tanto tempo como dizem...
    Eu não tenho rádio no carro e nunca me senti entendiada por isso...
    Eu não tenho iPod e penso que não me faz falta nenhuma.
    ...
    Não sofro de depressões e durmo muito bem sem tomar nada para produzir o sono.
    Abracinho

    ResponderEliminar
  4. Por vezes dá jeito... O certo é que o comprei há 3 anos, quando fui trabalhar a cerca de 500 km da minha terra, e no último ano raramento o uso... Mas já me ajudou várias vezes! É preciso é dar-lhe um desconto...

    Bjokas

    ResponderEliminar
  5. Querem-me ver perdida e zonza??? Dêem-me um GPS.

    ResponderEliminar
  6. Malena:

    A Bagoeira!!!! O meu local de culto gastronómico sempre que vou a Barcelos. Se nem que uma vez na festa das cruzes... bem... é melhor não entrar em pormenores...:)

    ResponderEliminar
  7. Ana C:

    Penso é que o GPS não se dá com certo tipo de cérebros...

    ResponderEliminar
  8. Maria Teresa:

    Obrigado pelo seu brilhante comentário. Mas devo confessar que o rádio no carro me dá jeito (para ouvir as notícias) e o i pod é-me muito valioso em longas caminhadas...

    ResponderEliminar
  9. Anira:

    Dou-lhe 100% de desconto.... em cartão...:)

    ResponderEliminar
  10. Anna^:

    Não basta o governo para se terem esses sintomas?

    ResponderEliminar
  11. Disse,
    com o governo os sintomas incluem azia e uma sensação de profundo cansaço. :)

    ResponderEliminar
  12. Tu bem sabes que eu não tenho qualquer sentido de orientação. Bem sabes, tambem, que me perco, se preciso for, a caminho da minha propria casa... mas esses bichos não são para mim.
    Eu uso muito é o AJP: Abre a Janela e Pergunta!!!!

    ResponderEliminar