quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Manifesto anti esta merda toda

Parte V - No Ensino


Estou farto.
Estou farto que batam nos professores. Lembro-me (e também era errado) quando os professores batiam nos alunos. Mas havia respeito.
Estou farto de ver professores, escolas, ensino e educação em geral serem maltratados.
Estou farto de ver alunos (e eu fui um bem contestatário!) confundirem liberdade com anarquia, reclamarem direitos e rejeitarem basilares deveres.
Estou farto de ver pais depositarem (sim, este é o termo correcto) os filhos nas escolas e demitirem-se das suas funções de educadores. Os professores não têm que educar ninguém. Não é essa nem a sua função nem a sua competência. Eles têm, sim, que formar e informar. A educação tem que ser em casa. E parece que a educação está como a casa: hipotecada.
Estou farto que as criancinhas se façam de santinhas em casa, e sejam capazes do maior terrorismo urbano na escola e que depois os pais achem impossível que os seus rebentos sejam capazes de tais asneiras, vindo em defesa dos meninos que na realidade não conhecem, irrompendo pelas escolas, demosntrando as verdadeiras bestas que são, e arreando em tudo e todos os que lhes aparecem à frente.
Estou farto que papás que não sabem fazer uma equação peçam contas à escola. Esses mesmos papás que trocam a sua obrigação de educar pela “playstation” para que as crias não chateiem em casa.
Estou farto do facilitismo que grassa hoje em dia no ensino. Já quase não é preciso estudar, trabalhar, ler, investigar, porque já é quase impossível reprovar um aluno (a verdade é que é mais complicado para um professor, mesmo que o aluno o mereça, “chumbar” a criatura, pois tem que fazer relatórios, justificações, planos disto e daquilo, do que o aprovar mesmo que não mereça). As bibliotecas foram substituídas pelo Sr. Google e pela Sr.ª D. Wikipedia.
Estou farto que ninguém respeite as escolas, pessoal docente e não docente, e que o que conte para a fotografia sejam as estatísticas estatais forjadas num bacoco sucesso construido com base no facilitismo e nas aparências.
Estou farto que, no meio disto tudo, se culpem as crianças, quando a verdadeira responsabilidade da sua péssima educação e resultados é exclusivamente dos pais alheados da vida escolar e até pessoal do seus filhos e que de tão estúpidos e ignorantes, sejam incapazes de ver os monstros que estão a criar.
Estou farto de saber que o futuro deles está aí à porta e que teremos milhares de jovens com “canudo”, é certo, mas que não sabem construir uma frase, fazer uma conta, acharem que Sartre é uma marca de roupa, um arquipélago é um tipo de tartaruga, o agente da passiva é um toxicodependente ou que um verbo defectivo é uma maneira chique de defecar.
Estou farto disto tudo e vou “ter k aproveitar enkto poço pra excrver cmo sei, pk n tarda xó axim é k m pxebem”.

Deus me dê paciência, porque se calha a enganar-Se e dar-me força, não responderei por mim.

13 comentários:

  1. Já pensava que era só eu a fazer este tipo de juízos...Não há pachorra para este país de "Uma Aventura na Educação".

    ResponderEliminar
  2. calma ! calma! respira fundo ...conta até dez... e fica em casa ! que é o que dá vontade ...:)

    bj
    teresa

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    É mesmo de bradar aos céus o ponto a que as escolas chegaram! è uma falta de respeito!
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Estou farta de gente sem educaçao, com a mania da superioridade.

    ResponderEliminar
  5. Cá em casa temos dois lemas com os "miúdos":
    *"Se perdes a educação,perdes a razão".
    *"Maior liberdade,maior responsabilidade".
    E felizmente até hoje,tem resultado.

    ResponderEliminar
  6. E eu que me sinto sempre tão "esquisita" quando penso tudo isto!
    Viva...é que há situações em que adoro a solidão mas definitivamente a forma de pensar estes assuntos não é uma delas!
    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  7. Bro,
    n pxebo nepia d k diçeste mazaxo k n tenx rasao. o ppl gosta de cortir, o ppl tem k s dvertir. vesse memo k ex 1 kota uma beka anticuada. curte maze a naite e xate deçax senax dox profex e n sei k.
    nx, o ppl jovem çomox o futuro, tazaver? é a nx k tu hades correr duas vesex pra kd kiserex ir ao psincatra ou açim. tratanus bem e xate de çenas.

    ResponderEliminar
  8. ja gora, tenho k te dar os parabens, bro, kes o numaro 1 a escrever. o ppl da tua idd inçiste em xecrever "has-de"
    e dpx nox e k çomox ingnorantes e burrox.
    Tixteza, pá!!!

    ResponderEliminar
  9. "charem que Sartre é uma marca de roupa, um arquipélago é um tipo de tartaruga, o agente da passiva é um toxicodependente ou que um verbo defectivo é uma maneira chique de defecar."

    AHAHAHAH

    Fucking hilarious! =D

    guxteih mto. tenho mm q ka voltar max vex.

    :P

    *

    ResponderEliminar
  10. Eu estava farta de esperar pela Parte V!!! Trabalho numa escola e por isso estava ansiosa. Como trabalho na secretaria vejo também o outro lado e acredite que todos os dias me surpreendo...

    Gostei do quadro! Muito bom como já nos habituou.
    Um abraço*

    ResponderEliminar
  11. A escola deixou de ser o lugar onde, depois das férias grandes, muitos miúdos ansiavam voltar...
    Penso muitas vezes que sou uma verdadeira sortuda por poder fazer aquilo de que realmente gosto, ensinar, e não ter de entrar numa verdadeira selva todas as manhãs...
    Mais um post excelente, como seria de esperar! ;)

    *beijinhos

    ResponderEliminar
  12. como te compreendo! ainda na sexta-feira à noite discutiamos isto na reuniao intercalar da minha direcção de turma! está complicado!

    jinhos

    ResponderEliminar
  13. A todos:

    Muito obrigado pelos comentários. Terminou o manifesto, mas não a vontade de me continuar a manifestar. E obrigado por me fazerem sentir que não estou sozinho na "cruzada".

    ResponderEliminar