segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Uma aventura no mundo da gripe


E pronto! Já está! Foi desta! Não há nada a fazer! Tungas! Bingo!

Febre, dores musculares, blá, blá, blá, o mundo a parecer que ia acabar a qualquer momento.....

Será o tal do H1N1? Fui ver....

Nos dois primeiros dias, tratei a coisa como de costume. Muita água, antipiréticos, mezinhas de outros tempos, cocktails de vitaminas e medicamentos, e a coisa não passava....

Ó Raios!

Hummmm, lá marquei o 808 24 24 24 (É só a mim que este número faz lembrar aquelas “mi-liga-vai” hot lines dos anos 90?). Alguns minutos depois de estar a ouvir uma musiquinha tão fatela que quase que podia jurar que estava também a infectar o ouvido, eis que a Sr.ª Enfermeira X me começa a dar conversa. Tinha uma voz tão doce e sensual que quase estive para convidar a criatura para um café, mas como ela iria pensar que eu estava a delirar com febre e seguramente mandaria uma horda de enfermeiros e paramédicos senegaleses sodomitas para me silenciarem, achei por bem refrear os meus instintos e limitar-me a relatar objectivamente os meus sintomas.

Veredicto final: “Desloque-se na sua própria viatura ao Centro de Saúde tal, ponha uma máscara na cara e diga que vai mandado da linha Saúde 24.” O que eu interpretei como “Estás tramado, espeta-te contra um muro e não digas que vais daqui!”. Nem sequer tive tempo para lhe dizer que POR ACASO tenho viatura própria. E se não tivesse? E a Máscara? A única coisa com esse nome que tinha em casa era uma de “Máscara de argila verde” que a C. lá deixou da última vez que me fez uma visita. Serve? Meto aquela nhenha na cara e apareço tipo mutante marciano? Não criará alarme? Ninguém vai achar estranho um gajo chegar naqueles preparos?

Cheguei ao Cento de Saúde onde estavam cartazes na porta a dizer “Se está com sintomas de gripe, desinfecte as mãos nos dispensadores antes de entrar e ponha uma máscara”. Está bem, está! Se houvesse!
Depois de me ter enganado no edifíco, no andar, de me terem mandado para os arrumos, de me terem dito que afinal não era ali, lá cheguei ao sítio certo. Dezenas e dezenas de pessoas. Não deixa de ter piada a democraticidade que a coisa gerou, pois como os profissionais andavam todos de máscara e bata, só se vendo os olhos, não dava para reparar quem eram os auxiliares, os médicos ou enfermeiros. Eram todos iguais.
Interpelei a primeira que me apareceu e o diálogo surreal aconteceu. Apontando para a máscara que ela tinha nas trombas disse:

- “Boa tarde, eu acho que preciso de uma coisa dessas.
- Ai sim, porquê?
- Porque tenho a unha do dedo grande do pé encravada.
- Como?????????
- Ó minha senhora, isto não é o centro de atendimento da Gripe A?
- É.
- Então tente lá pensar um bocadinho.......
- há... Então toma."

Peguei na máscara com a mão que tinha livre, para assim ficar com as duas ocupadas e não me tentar a mandar-lhe um chapo nas fuças seguido de um “então toma tu também”.

E eis que a democracia acaba aqui, pois a máscara deles tem uns elásticos que são muito práticos para pendurar nas orelhas e as que dão ao povo têm umas tretas que aquilo só com 4 pessoas à volta é que vai ao sítio.
A sala estava cheia de gente a tossir e a espirrar, e eu ia pensando em relação à gripe A que se não a tivesse, era ali que a ia apanhar se lá ficasse mais uns minutos. Por sorte encontrei o médico no corredor, que depois de me perguntar o que se passava e o que estava a tomar me disse que estava muito bem assim e para voltar para casa que isto passava.

Saí dali o mais rapidamente que pude. Fui para casa. E passou.

Tanta treta, tanto plano de contingência, tanta precaução, tanto alarme e depois.... isto. Enfim....

14 comentários:

  1. Aquela parte do "pra que é que quer uma mascar" é gira... Pah a sério é gira... Mas olhe quero uma máscara porque acho giro, acho que me fica bem tá a ver? A sério que estupidez, fico parva com algumas pessoas....Só me dá vontade de rir só que não tem piada nenhuma...

    bj****

    ResponderEliminar
  2. Tive uma aventura semelhante. 40 minutos com a enfermeira ao telefone, até deitar pus pelos ouvidos. Manda-me ir ao hospital de Cascais, que iam mandar para lá um fax.
    Eu pergunto: mas porque é que não chamo um médico a casa?
    Hmmmm ão prefere ir para o hospital?
    Não, pois se não estiver com gripe, apanho-a lá.
    Então sendo assim está bem chame lá o médico.
    E assim foi que de parva não tenho nada :) E de gripe também não ;)

    ResponderEliminar
  3. Se calha a haver uma pandemia mesmo, uma coisa séria e não esta brincadeira risível, nõ escapa ninguém. A sério, se a doença não nos matar a todos, a incompetência dos profissionais que deviam saber como actuar nestas situações trata do resto. Que miséria!
    As melhoras e boa semana :)

    ResponderEliminar
  4. Espero sinceramente que não tenha gripe A mas que a sua ida ao Centro de Saúde me fez dar uma boas gargalhadas isso deu! Valeu a pena ir lá!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Há pouco tempo andei engripada e ainda bem que tratei tudo em casa à custa de muito cêgripe!, não queria viver uma aventura assim, deve ter sido medonho, e é como dizes,se não se tem a gripe A as probabilidades de a contrair aumentam bastante!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Só tu para apanhares coisas dessas... bem te disse que não era boa ideia ires tantas vez a Palma...
    quanto à tua aventura, só tenho a dizer que aquilo foi gente de sorte. Estares fragilizado impediu-as de sentir a furia do heroi.
    Como é bom viver na Pátria....

    ResponderEliminar
  7. Sílvia: O que mais me faz confusão é saber que ela é paga para ali estar...

    ResponderEliminar
  8. Ana C: E um pedido de desculpas à senhora enfermeira por se lhe ter interrompido o croché?

    ResponderEliminar
  9. Rosa Negra: Obrigado. E sim, medo, muito medo...

    ResponderEliminar
  10. Maria Teresa:
    Então já valeu a pena!! :)

    ResponderEliminar
  11. Ana: E a questão é que ninguém faz nada em relação a isso.

    ResponderEliminar
  12. Joaníssima:

    Não tivesse eu as duas mãos ocupadas...

    ResponderEliminar
  13. Muito melhor que as aventuras do Indiana Jones!!!!!! :)

    ResponderEliminar
  14. Eu se dou um espirro na escola já me olham de lado, amanhã vou de máscara...só para ver as reações!!!

    Ainda bem que estás optimo!

    ResponderEliminar