terça-feira, 15 de setembro de 2009

Parabéns!!!!!


É o segundo aniversário do Gui!
Este é o Gui! O meu cão!
Faz hoje 2 anos (o que contra tudo o que sempre pensei em termos de conhecimento canino - achava que seriam 14 anos humanos - e no que ao seu caso concreto diz respeito, equivale a 25 anos de gente).
1 ano e 10 meses comigo.
Sempre adorei animais. Nunca esquecerei dos Natais frios na aldeia da minha "Tia Tina", em que acordava com 4 ou 5 gatos debaixo dos 7 lençois e 30 cobertores (faz muito frio para aquelas bandas. Neva no Natal!!!) que ela punha como modo só dela para me acordar. E era tão bom.
Eu não queria um cão. Ou melhor, sempre desejei e nunca - por forças das circunstâncias que eu mesmo ia criando - fui capaz de ter um.
Há coisa de um ano e dez meses vi, quase por acidente, uma cadela que tinha sido abandonada pelos donos pelo simples facto de ter emprenhado. Teve 7 crias. Machos - 5, Fêmeas - 2.
Fui ver os "bebés".
Acariciei um, peguei num outro, todos contentes pelo afecto que lhes estava a dar. Fiz a minha boa acção do dia, pensei...
Mas, quando pego numa específica e determinada bolinha de pêlo preta para também o afagar, agarra-se à minha camisola com as unhitas, começa a tremer como nunca vi um animal tremer e começa a lamber-me o pescoço e cara como se me conhecesse desde sempre, e como se desde sempre estivesse à minha espera.
- "Não o posso deixar aqui".
E não deixei.
Desde então a minha vida mudou.
Tive que mudar de casa (duas vezes) para NOS adaptarmos ao espaço. Descobri (da pior maneira) que não podia deixar as coisas de que mais gostava não à "mão-de-semear", mas à "pata-de-roer".
Fiquei sem candeeiros, carregadores de telemóveis, livros (leu um interinho de trás para a frente) e Cd´s;
Fiquei sem carteira, cartões multibanco e de crédito de tão roídos os deixou (estando até hoje sem saber por que raio só escapou o cartão de contribuinte....);
Fiquei sem as minhas plantas favoritas, um pedaço de canto de parede, móveis, calçado e outras coisas que tal.
Fez com que, e durante muito tempo, cada vez que subisse no elevador para entrar em casa, me viessem suores frios e um franco estado de nervos com medo do que poderia encontrar em casa, e no estado em que poderia encontrá-la;
Fez com que viesse a saber que os cães também podem ser hiperactivos e fazerem recorrentes crises de ansiedade ("Clomicalm 20 mg, um comprimido logo pela manhã durante 3 meses");
Fez com que entrasse no maravilhoso e milionário (para eles) mundo dos veterinários;
Tive que o castigar muitas vezes. Leu o "Público", versão enrolada quando se portou mal, e o "Expresso", em versão também enrolada quando se portou muito mal.
Mas é o meu Gui. É o meu cão. Que responde quando o chamo: "Gui", "Cão", "Zé" ou "Vem cá".
É quem conhece o barulho do motor do meu carro, e mal entro no bairro fica à espreita na varanda, recolhendo as orelhitas de satisfação e soltando ganidos (baixinhos, que sabe que não pode fazer barulho) por seu dono chegar.
Chego a casa muitas vezes exausto, triste, desolado, frustado da merda de dia que tive. Mas quando abro a porta de casa, o meu Gui faz-me a festa de quem tem o auge do seu dia naquele momento. Cumprimenta-me, lambe-me, salta à minha volta de contentamento.
O Gui é o "speed" do meu Ego.
Para o Gui as coisas só têm sentido quando eu estou por perto.
E quando me corto, me magoo numa esquina traquina, quando uma porta se mete diante dum pé meu, quando (por causa dele, faltava essa...) até um braço parti, lá vem o Gui, já tendo percebido que não estou bem, lamber-me, confortar-me, e aninhar-se junto a mim para me dar o seu quentinho.
Dorme aberto como um frango assado, mas basta eu espirrar para vir indagar se estou bem.
Este é o Gui. O meu cão.
Parabéns bicho!
Sabes, embora às vezes não pareça, o teu dono gosta muito de ti.

6 comentários:

  1. quase que me fazias chorar. a minha matilde é tal e qual...ate o pormenor da varanda, a choramingar qd eu entro no bairro!
    parabens ao Gui!

    ResponderEliminar
  2. Amei o texto... Eles são isso tudo e muito mais... Os verdadeiros companheiros... Amo as minhas bichanas, a minha gata mais a cadela que trazem toda a alegria possivel aos meus dias :)

    E o teu Gui é muito giro :)

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Gui! O teu cão tem muita pinta!

    Um abraço*

    ResponderEliminar
  4. Sabes, aos anos que te conheço e confesso que lembrando esse tempo, não te imaginava nesta condição, mas é bonito ver como as pessoas evoluem e abraçam aquilo que lhes aparece no caminho...

    Deu-me saudades do meu querido César... (para ti, adeus e até sempre...)

    Agora, também confesso que não esperáva que lhe fosses meter um cachecol vermelho ao pescoço...
    :)

    ResponderEliminar
  5. Por falar nisso ainda lá tenho as fotografias do ultimo jantar em tua casa em que, literalmente, o conquistei pela boca!!! ahahaahah

    Era ver-te virar costas e ver o Gui a consolar-se com pedacinhos de peru wokados!!! ahahahahaah

    Coitadinho. Nunca mais foi o mesmo.

    Parabens aos dois. A ele pela paciencia (que ser teu qualquer coisa não há-de ser fácil) e a ti pela coragem.
    A minha preferida é a dos cartões de crédito. E a do braço partido.

    Esse cão vai longe!
    (increve-o depressa nos No name Boys!!)

    ResponderEliminar
  6. eu avisei!!!
    a máxima "quanto mais conheço os homens mais gosto de animais", não é só uma máxima, é pura verdade!
    será que há algum humano que explode de alegria quando nos vê!
    Ai como eu desejaria ser como os cães! não ter memória temporal! mas infelizmente tenho (temos) e por esse razão, não conseguimos esquecer tanta estupidez humana.
    Amigo, se sei e como sei, esse relacionamento, como sabes o meu filhote de cão fez algumas dessas coisitas, mas.............Meu Deus! tantas alegrias me dá, tanto afecto sem porquê....!!! que, bem vistas as coisas, em cão, eu faria precisamente o mesmo, e quão felizes ficam!
    E toda a desculpa!!!????? que desculpa! lá sabem eles quanto custou o candeeiro, o sapato, não lhes diz mesmo nada! exigimos demais para quem tão pouco estará nesta vida, em que o único objectivo é agradarem ao dono!!!
    que felicidade sinto em ter este amigo, filho, irmão........
    Por me ter dado oportunidade de ser a dona dele!
    Parabens pó Gui e pa ti, trata-o como ele merece, a passagem dele é muito mais curta!
    beijos meus e do SAM.

    ResponderEliminar